Exercícios físicos contribuem para a qualidade de vida do idoso

Blog da SaúdeAtividades físicas são uma das práticas benéficas quando falamos em qualidade de vida, sobretudo, no processo de envelhecimento do ser humano. É o que aborda a reportagem “Exercícios físicos contribuem para a qualidade de vida do idoso”, publicada no Blog da Saúde, do Ministério da Saúde. Leia em http://bit.ly/2j1Ie0A
Quando falamos em introduzir exercícios na rotina não podemos nos limitar pela idade. Seja qual for o momento, desde criança, jovem, adulto ou idoso, o organismo só tem a ganhar em termos de saúde.

Segundo o presidente da SBGG, o médico geriatra José Elias Soares Pinheiro, em 1945 a expectativa de vida era em torno de 50 anos de idade. Hoje, quem está nascendo no Brasil tem uma perspectiva de viver até os 80 anos! “Independente da faixa etária e da expectativa, você deveria começar já uma atividade física! Isso vai repercutir na sua qualidade de vida e no envelhecimento ativo. Hoje nós não temos a menor dúvida de que a prática de atividade física está sempre relacionada a uma melhor desempenho no seu dia-a-dia, melhor desempenho nas atividades de instrumentais e uma diminuição de determinados tipos de doenças crônico-degenerativa”, afirma o médico.
Um exemplo de que é possível transformar hábitos na velhice é o retratado num documentário o francês Robert Marchand, que com 105 anos de idade, recentemente quebrou um record, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, em Paris, ao pedalar 22 quilômetros em uma hora. Essa foi a maior distância percorrida por alguém com mais de 105 anos: categoria criada, em especial, para que Robert Marchand pudesse competir. Detalhe: ele começou a praticar atividades aos 68 anos de idade.