Dia do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta

Hoje, 13, é comemorado o Dia do Terapeuta Ocupacional e do Fisioterapeuta, duas importantes especialidades para a Geriatria e Gerontologia. Os profissionais da área podem atuar de forma conjunta, a fim de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A especialista em gerontologia associada à SBGG Mariela Besse explica que terapia ocupacional busca manter o paciente atuante em atividades importantes para o indivíduo, promovendo a saúde e o envelhecimento ativo. ”A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que utiliza recursos terapêuticos que irão apoiar os adultos idosos a continuar no exercício de suas atividades diárias com independência e autonomia”, explica.

Já a fisioterapia atua para recuperar ou evitar o avanço de problemas motores. Para a fisioterapeuta e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, Claudia Fló, tanto a terapia ocupacional quanto a fisioterapia contribuem para que o idoso tenha um envelhecimento ativo. “Isso é muito importante para que o idoso continue participativo na sociedade”.