Se esse é seu primeiro acesso, clique aqui. Esqueci minha senha

Nota SBGG: sobre o texto da Associação Brasileira de Gerontologia “Gerontólogo: o gestor do envelhecimento”. Confira

08/02/2017

Tendo em vista a pergunta “quem cuidará dos nossos velhos?”, proposta pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) em uma campanha em prol de um Projeto de Lei que regulamente a profissão, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) vem por meio de nota esclarecer aspectos ligados à chancela referente à “gestão do envelhecimento”.

Para a SBGG, a resposta é: “Um profissional com graduação em uma área de base, seguida de especialização em Geriatria (para médicos) ou Gerontologia (para outros profissionais)”.

A Gerontologia estuda o processo de envelhecimento em suas mais diversas dimensões, e se constitui, na prática, em uma especialidade que conjuga várias profissões. A Gerontologia é multidisciplinar por definição, pois reúne conceitos teóricos provenientes de diferentes disciplinas em torno do seu objeto de estudo.

É importante esclarecer que diversos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu em Gerontologia que existem no País são reconhecidos e aprovados pelo MEC. O título de especialista em Gerontologia é outorgado pela SBGG desde 1989 e tem por objetivo distinguir o profissional apto a exercer a especialidade levando em consideração a formação científica adequada e a atuação comprovada no campo da Gerontologia. Atualmente, o Brasil dispõe de 360 profissionais titulados em Gerontologia pela SBGG.

A Sociedade, que é composta por médicos geriatras e especialistas em gerontologia, profissionais de excelência no atendimento aos idosos, entende que apenas Curso de graduação de um profissional não seja suficiente para capacitá-lo como Especialista em Gerontologia.

A SBGG uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1961, que busca estimular o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico acerca do envelhecimento e da velhice. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados. A SBGG é filada à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (International Association of Gerontology and Geriatrics – IAGG). Sua missão é congregar profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e pela Gerontologia.

Claudia Fló, fisioterapeuta, especialista em Gerontologia e presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG

José Elias Soares Pinheiro, médico geriatra e presidente da SBGG

 

 

iTarget

iTarget