Concurso de Redação “Como Eu Quero Envelhecer” recebe textos de todo o Brasil

Adolescentes das cinco regiões do País, de instituições públicas e privadas, participaram do Concurso Nacional de Redação “Como Eu Quero Envelhecer”, uma iniciativa inédita concebida pelo Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), com o objetivo de levar à esfera da educação do jovem brasileiro o diálogo sobre o envelhecimento, ainda durante o processo de formação deste indivíduo.
O concurso recebeu um grande número de redações, com um total de 448 textos inscritos, sendo 231 da região Sudeste; 63 do Centro-Oeste; 80 do Sul; 40 do Norte e 30 do Nordeste. A maior parte dos estudantes cursam o 2º ano do ensino médio, com 212 participantes; seguidos de 145 do 3º ano e 89 do 1º ano.
O resultado surpreendeu os membros da comissão organizadora do Concurso, que é formada por médicos geriatras e especialistas em gerontologia. Para a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez, a adesão alcançada, nesta que é a primeira edição do Concurso, reflete a importância de trazer o tema à discussão junto aos adolescentes e, sobretudo, conhecer a visão desta geração sobre velhice e, também, esclarecer possíveis mitos e estigmas que possam existir sobre o “ser idoso”.
Premiação & Resultado
O vencedor terá a sua redação lida na abertura do congresso de profissionais especialistas e interessados no tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o 20º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, a ser realizado na capital cearense, no período de 8 a 11 de junho de 2016, sob a organização da SBGG.
O primeiro lugar do concurso  ganhará uma viagem de ida e volta, com um acompanhante, à Fortaleza, Ceará.
As melhores 20 redações darão origem a um livro especial, a ser editado pela SBGG. A obra será disponibilizada em versão digital para as escolas interessadas em utilizá-lo como material didático.
Os materiais encontram-se em fase de análise por uma comissão julgadora formada por membros da SBGG. O resultado parcial será publicado no dia 10 de maio e, o final, no dia 20 de maio no hotsite  do Concurso www.sbgg.org.br/concursoredacao e, também, pelo Facebook da Sociedade @SBGGOficial. Acompanhe e fique por dentro!