Interação e multidisciplinaridade marcam CBGG 2016: confira balanço

Como Estamos Envelhecendo: o indivíduo, a sociedade, o Brasil

Interação e multidisciplinaridade em prol do olhar integral empregado ao envelhecimento marcam CBGG 2016

sala paliativos
Mais de 3.200 pessoas, provenientes das cinco regiões do País e de outras nações, transitaram entre as 10 salas em que ocorreram as atividades do 20ª edição do Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – CBGG 2016, realizado no Centro de Eventos do Ceará – bloco B, entre os dias 7 e 11 de junho.
camerataJá na abertura, que contou com lotação do auditório principal do evento, foi possível notar a atmosfera harmoniosa entre os congressistas. Violinos, violas, cello, baixo, piano e flauta, instrumentos que compõem a Camerata da Unifor, orquestra regida pelo Maestro Marcus Vinicius Cardoso da Silva, tocaram clássicos como Bachianas Brasileiras nº 5 de Heitor Villa Lobos; Habanera de Bizet e Primavera de Vivaldi.
Participaram da mesa solene(foto – à seguir), João Bastos Freire Neto e Maria Angélica Sanchez, presidentes do CBGG 2016; Toshio Chiba, diretor científico da SBGG e do Congresso; Marianela Heckman, presidente do Comitê Latino Americano da Associação Internacional de Geriatria e Gerontologia (Comlat); Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho; representando a Associação Médica Brasileira; Maria do Perpétuo Socorro Martins Breckenfeld; secretária municipal de saúde de Fortaleza e o representante da secretaria de saúde do Estado do Ceará.
msa sbggAlém dos discursos a SBGG lançou oficialmente o vídeo que dá voz a campanha “Envelhecimento com Oportunidades” – que tem como objetivo estimular a reflexão da sociedade sobre o envelhecer. O material foi simultaneamente divulgado à população por meio do facebook da Sociedade. Confira 
Com uma programação científica e educacional intensa, elaborada com intuito de avaliar os caminhos já trilhados no envelhecimento populacional e desvendar “como o indivíduo, a sociedade e o País estão envelhecendo” – participantes de diferentes áreas vivenciaram experiências em rodas de conversas, palestras e mesas redondas.
“Nosso objetivo foi promover a reflexão e possibilitar a discussão prática das ações que precisam ser implementadas no curto, médio e longo prazo, e sejam capazes de responder à revolução a qual o Brasil tem vivenciado, com o fenômeno do crescimento da população idosa”, esclarece o presidente do Congresso, João Bastos Freire Neto, também à frente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), entidade organizadora do evento.
Maria Angélica Sanchez, que coordenou o CBGG 2016 conjuntamente com Freire Neto, e é presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG, acredita que os esforços de toda comissão organizadora resultaram em um produto final que traduz o propósito do encontro e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que é “promover a multidisciplinaridade e, assim, integrar todos os agentes ligados ao envelhecimento para olhar o idoso de maneira multidisciplinar”.
Estiveram presentes desde médicos geriatras, advogados, arquitetos, arteterapeutas, assistentes sociais, biólogos, demógrafos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, filósofos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, neuropsicólogos, nutricionistas, odontologistas, pedagogos, pesquisadores, professores, promotores de justiça, psicólogos, sociólogos, técnicos em enfermagem, terapeutas ocupacionais, entre outros.
Mais de 15 convidados internacionais incrementaram a grade programática e, também, a presença de representantes de várias instituições que atuam na área do idoso, como do Conselho Nacional de Saúde, Coordenadoria da Pessoa Idosa; do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o que possibilita um maior contato com estas esferas governamentais e permite que haja uma maior sensibilização por parte da iniciativa pública e privada no que cabe às estratégias para aperfeiçoar a assistência da pessoa idosa no País.
Além de profissionais já em atuação, o Congresso mobilizou centenas de estudantes (de medicina e outras áreas) – público considerado pela SBGG fundamental no que cabe à importância de disseminar a compreensão sobre a atenção integral ao idoso. “Durante a formação é o período ideal para que haja o contato com a assistência ao idoso e as possibilidades deste cuidado. Depois, o contato fica mais restrito, o que dificulta a sensibilização do profissional para as questões do envelhecimento, que na verdade convergem com a atuação de praticamente todas as áreas”, analisa Freire Neto.
Parceria SBGG e SESC-CE resulta em proximidade com idosos
IMG_1979No pré-Congresso, além dos cursos promovidos ao longo de todo o dia 7 de junho, houve uma ação direcionada ao esclarecimento da população local de idosos, realizada por meio de uma parceria da SBGG com o SESC-Ceará (SESC-CE).
Com esta iniciativa, a Sociedade tinha um objetivo muito claro: fazer com que o idoso compreenda mais sobre o envelhecimento, de forma positiva e mais esclarecida. “Esperamos que este idoso possa ser uma pessoa que irá levar estas informações para outros idosos. Ele sai capacitado com alguns temas que ainda são estereotipados dentro de nossa sociedade”, ressaltou Freire Neto.  Veja mais sobre a ação
Interação em tempo real 
Nesta edição do encontro houve uma novidade para os participantes: um aplicativo exclusivo do Congresso que possibilitou além do acesso à grade programática, a interação entre o congressista e o palestrante. O APP do CBGG 2016 permitia também que durante as palestras o público presente pudesse enviar seus questionamentos à mesa debatedora diretamente pela ferramenta.
“Isso é algo que precisamos trabalhar mais em nossos congressos. Entendemos que um congressista que se desloca para um evento como este espera ter este contato muito próximo com o palestrante, trazendo questões muito específicas também, então, o evento buscou promover este acesso aproximado entre todos”, avaliou o presidente do CBGG. 
Conclusão
De acordo com João Bastos Freire Neto, o encontro buscou promover uma discussão focada no modelo de saúde centrado na pessoa, em que a escuta tem grande valor e que permite identificar as reais necessidades assistências de cada indivíduo. “Um modelo em que o conhecimento e tecnologia são utilizados na promoção do cuidado personalizado, individualizado, no qual a pessoa é protagonista do seu cuidado e o foco não esteja na doença e sim na saúde efetivamente”, declarou Freire Neto em seu discurso de abertura. “Para isso, precisamos falar mais sobre atenção domiciliar, mais sobre cuidados paliativos, e formar equipes de profissionais com diversos saberes para possibilitar o melhor cuidado da pessoa e da família”, complementou ele.

“(…) vivemos uma grave crise – e não me refiro à econômica que é mais alardeada, mas a maior e mais importante delas, que é a crise do homem que esqueceu o que é ‘SER HUMANO’. Infelizmente, os valores morais e éticos são facilmente cambiados por valores materiais, e isso acontece em todas as áreas! 

E devemos lembrar que não há nada mais humano que ajudar o outro! E é disso que precisamos para mudar definitivamente os rumos e elevar nossa sociedade, para uma sociedade, com mais bondade, beleza e justiça! 

Encerro, agradecendo a todos que contribuíram e continuarão contribuindo para que a SBGG cumpra a sua missão na realização de congressos cada vez mais propositivos e que nos permitam trilhar a próxima grande transição – depois da demografia e epidemiológica – que é a transição do modelo de atenção à saúde”. 

(trecho extraído do discurso do presidente da SBGG, João Bastos Freire Neto, proferido na cerimônia de abertura do Congresso)

Acesse o álbum com algumas imagens e outras fotos do CBGG 2016 na galeria do Facebook 
Encontro dá voz ao olhar do jovem frente ao envelhecimento
livro sbggMerece destaque no encontro o debate quanto ao papel da educação frente à formação do olhar do cidadão sobre a pessoa idosa e as perspectivas que envolvem o envelhecimento. Esta preocupação da SBGG de promover este tipo de acesso à informação por meio da formação ainda em idade escolar, foi materializada por meio do Concurso Nacional de Redação “Como queremos envelhecer” – que resultou em um livro que reúne as 20 melhores redações de adolescentes de intuições públicas e privadas das cinco regiões do País, que participaram da iniciativa enviando seus conteúdos e compartilhando sua visão frente ao “ser idoso”.
A aluna ganhadora do concurso foi convidada a participar da cerimônia de abertura, realizada na manhã de 8 de junho, e recitar sua redação na solenidade. Acompanhada de sua mãe, Julia Baghidadi Pinheiro, de 16 anos de idade, emocionou a todos com seu relato. (leia mais). Ela inclusive compartilhou que por meio desta iniciativa, outros colegas se mobilizaram a participar de ações como esta, promovida pela SBGG. Julia é moradora de Morungaba, município pertencente à região metropolitana da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, e estudante do 3º ano do ensino médio da escola pública Escola Estadual Monsenhor Honorio Heinrich Bernard Nacke.
Na tarde de dia 8, Júlia e Angélica Sanchez, lançaram juntas no estande da SBGG o livro fruto do concurso de redações, que inclusive, encontra-se acessível no site da Sociedade. Para Angélica, o desfecho do Concurso, que integra o Projeto SBGG vai às Escolas, “cumpriu seu propósito, de incentivar jovens a refletir sobre o ‘ser idoso’ e ampliarem seus horizontes quanto as perspectivas que os aguardam futuramente”. A iniciativa, inclusive, deverá ser mantida com realização anual.