Campanha Dia do Idoso: como foi

MIDIAS DIA DO IDOSO
 
Campanha Dia do Idoso: como foi
Confira em nosso site algumas das interações alcançados em repercussão a campanha promovida pela SBGG pelo Dia Internacional do Idoso e, também, de suas seções! Merece destaque a ação que encabeçamos no facebook, que alcançou mais de 103 mil pessoas e promoveu interação de centenas dela, que compartilharam sua visão frente à velhice e, inclusive, trocaram experiências! Acesse
Confira algumas das reportagens
ONU Brasil – 01/10/2016
[trecho] “O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o Dia Internacional das Pessoas Idosas é o momento para que todos se posicionem contra a discriminação às pessoas mais velhas.(…) O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, José Elias Pinheiro, afirmou que é importante que as pessoas se preparem para a velhice.” 
O Globo | Depois dos 50 – 01/10/2016
[trecho] “Neste 1º de outubro, Dia do idoso, a Sociedade Brasileira de Geriatra e Gerontologia lança uma singela campanha para promover a reflexão sobre como agimos em relação aos já velhos e como os mais jovens se preparam para quando chegar a vez deles.” 
Agência Brasil de Notícias – 01/10/2016
[trecho] Para a presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e presidente do Conselho do Idoso do Estado de São Paulo, Claudia Fló, os mais jovens e os próprios idosos devem melhorar a percepção que têm do envelhecimento. 
“A gente vê muita vezes os próprios idosos negando essa fase. Vemos pessoas de 70, 80 anos que se referem aos idosos como “os idosos”, como se eles não se enquadrassem nisso. Em tenho 60 anos, sou idosa e tenha que prestar atenção de nunca dizer ‘eles’. Tanto nós idosos temos que mudar o nosso jeito de agir, como as pessoas que não são idosas têm que nos respeitar”, afirmou a fisioterapeuta. 
Conselho Federal de Medicina – 01/10/2016
“Segundo o geriatra [José Elias Soares Pinheiro], algumas pessoas mais velhas podem se sentir como um “fardo” para a família e sociedade como um todo. Com isso, podem passar a perceber suas vidas como “menos valiosas” em relação aos demais, os colocando em risco de depressão, isolamento social e, até mesmo, a morte.”
Rádio Agência Nacional (EBC) via Rádio ONU Brasil Brasil – 03/10/2016
[trecho] “’Muitas sociedades criam barreiras para os idosos negando acesso a empregos, empréstimos e serviços básicos’, critica Ban Ki-moon.(…). Ele [José Elias Pinheiro] destaca que ‘a sociedade tem de mudar a ideia de que o idoso é inativo, não é produtivo, que ele não tem renda’.” 
ABCD Maior – 30/09/2016
“De acordo com o especialista, o objetivo é chegar na terceira idade com qualidade de vida, autonomia e independência, evitando doenças. ‘São quatro os fatores de risco que geram um envelhecimento com doenças: fumo, bebida alcoólica, comer inadequadamente e inatividade física’, orientou.”
Metro – 03/10/2016
[trecho] “De acordo com o presidente da SBGG, José Elias Pinheiro, o país está em um processo de envelhecimento — já existem mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos, segundo o IBGE, e a estimativa é que esse numero fique quatro vezes maior até 2060 —, mas continuamos a ver o idoso como improdutivo, velho e ultrapassado.”
 
Giro pelas Seções*
SBGG-AL
A SBGG seção Alagoas realizou, em 25/09/2016, na Praia de Jaraguá, em Maceió (AL), o I Circuito Alagoano da Longevidade, com corrida, caminhada, aula de zumba e orientações gerais de saúde. O porta-voz da instituição no Estado, David Buarque, participou do jornal Bom Dia Alagoas para detalhar sobre a campanha do Dia Internacional do Idoso e suas ações locais .
SBGG-MT
No dia 01/10/2016, aconteceu a ação junto à comunidade, no Parque Tia Nair, em Cuiabá (MT), com aferição de pressão arterial, medida de glicemia capilar, dança sênior, aula de alongamento, jogos e desafios relacionados à cognição. O representante da SBGG seção MT, Denis Milanello, deu entrevistas à Rádio CBN de Cuiabá, ao 24 Horas News, à Rádio Capital, ao Regional News e ao Cenário MT.  
SBGG-PE
O Parque da Jaqueira, o Parque da Macaxeira e o Mercado de Casa Amarela, em Recife (PE) receberam, no dia 01/10/2016, atividades junto à população, como orientações sobre o envelhecimento com qualidade e saúde; sobre o que é geriatria/gerontologia. O presidente da SBGG seção PE, Sérgio Murilo, prestou esclarecimentos ao Diário do Pernambuco, ao NE10 e ao portal Casa Saudável . 
SBGG-DF
O Auditório Central da Universidade Católica de Brasília, campus Taguatinga, em Brasília (DF), recebeu no dia 04/10/2016, o Workshop com palestras e debate sobre o Dia Internacional do Idoso, no combate aos estigmas negativos sobre envelhecimento. O evento contou com a participação de profissionais de saúde, estudantes, familiares, cuidadores, e demais envolvidos com o campo da geriatria. O Jornal de Brasília fez menção da data, divulgando entrevista com a vice-presidente da SBGG, Claudia Fló.
*Constam acima as atividades que forma compartilhadas com a SBGG pelas seções.