Atividades marcam Semana Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos

No período em que se comemora a Semana Mundial de Prevenção às Quedas de Idosos, entre os dias 23 e 26 de junho, a SBGG alerta que as quedas dos idosos representam um grave problema de saúde pública. Com o objetivo de promover conscientização sobre a data, Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia (LAGGs) estão realizaram atividades em todo o País.
Segundo o coordenador das Ligas e 1º vice-presidente da SBGG-SP, Carlos André Uehara, as LAGGs realizaram avaliações de saúde e orientações sobre os riscos das quedas e identificaram alguns idosos com maior probabilidade de cair, além de alertar que cair não é normal. Participaram do movimento a LAGG-FMT, a LAGG-PI, a LGG-EPM, a LAGG-EPA, a LAGG-MA e a LAGG-UnB.
A LAGG-MA, por exemplo, lançou a campanha “Cair de maduro ficou pra fruta”. A ação ocorreu dia 27 de junho, no Parque Bom Menino, localizado no Centro da capital maranhense, São Luís. A equipe da LAGG-MA ofereceu à população uma programação diversificada, com a promoção de atividades físicas, prestação de serviços de beleza e saúde e oficinas com diversos temas ligados à prevenção de quedas.
Atualmente, 26 LAGGs estão cadastradas junto à SBGG. Segundo Uehara, a Sociedade centraliza as informações para que as Ligas possam realizar atividades em conjunto e garantir que tenham caráter a acadêmico e científico. Ainda de acordo com ele, a sua expectativa enquanto coordenador das Ligas é aumentar a troca de experiências entre as LAGGs, promover o intercâmbio de ações, incentivar a realização de campanhas conjuntas e publicar a II Diretriz das LAGGs no próximo Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CBGG).