Alimentação adequada ajuda a diminuir a sarcopenia

Após os 60 anos é comum a perda de massa muscular que, aliada às alterações fisiológicas, como a absorção de nutrientes, pode ocasionar a sarcopenia, condição que afeta a musculatura, diminuição da força e piora do desempenho físico, associado ao envelhecimento.

“Conforme nós envelhecemos, haverá mudanças no nosso corpo, como a perda da massa muscular. Associado à diminuição de absorção e quantidade de proteínas que ingerimos, nós temos que incentivar nossos idosos a consumir uma quantidade maior de carne e alimentos ricos em proteínas”, explica a geriatra e membro do Conselho Consultivo Pleno da SBGG, Myrian Spínola Najas.

A especialista ressalta também a importância de um consumo equilibrado de todos os nutrientes ao longo da vida, não apenas após os 60 anos. “A alimentação é importante em todas as faixas etárias e temos que consumir todos os nutrientes, lipídios, carboidratos e proteínas em uma dieta balanceada no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar”, completa Myrian.

Atividade física também ajuda a diminuir os danos causados pela perda de massa muscular, além de contribuir para uma vida mais saudável.