20 de outubro – Dia Mundial da Osteoporose

Osteoporose: em homens, doença ainda é subdiagnosticada

Para chamar a atenção quanto à saúde óssea dos homens e reduzir o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF, na sigla em inglês), lançou a campanha “Love your Bones” – “Ame seus Ossos” – na tradução para o português.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o olhar para o diagnóstico da osteoporose no sexo feminino já é consolidado, enquanto no caso dos homens ainda não há esta visão. “De uma forma geral, as pessoas sabem que a osteoporose está relacionada ao envelhecimento, sendo mais comum no sexo feminino, contudo esta campanha busca desmistificar a visão de que a doença é exclusiva das mulheres”, relata o presidente da SBGG, o geriatra João Bastos Freire Neto. Estima-se que o risco de sofrer fratura osteoporótica é de 27% em homens com 50 anos ou mais, enquanto o risco de ter câncer de próstata é de 11,3%.

Dados divulgados no início de outubro pela Fundação (IOF)  apontam que um terço de todas as fraturas de quadril em todo o mundo ocorrem em homens, com taxas de mortalidade de até 37% no primeiro ano após a fratura. Isso faz com que pessoas do sexo masculino sejam duas vezes mais propensas que as mulheres a morrer depois de uma fratura de quadril, por exemplo.

A osteoporose se caracteriza pelo enfraquecimento dos ósseos, sendo uma das principais causas de fraturas em idosos. “A atividade física, alimentação adequada na infância e adolescência, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebida alcóolica são alguns dos fatores importantes para a qualidade osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e velhice ”, esclarece João Bastos.

O Dia Mundial da Osteoporose, comemorado dia 20 de outubro, é uma iniciativa da Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), que conta com o apoio global de diversas instituições, entre elas, a SBGG. A osteoporose, a partir dos 50 anos, atinge 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens.

Confira o relatório “A osteoporose em homens: por que a mudança precisa acontecer”.
Acesse também: http://www.worldosteoporosisday.org/
SBGG na mídia

O presidente da SBGG, João Bastos Freire Neto, o presidente da SBGG-PE, Lucas Andrade Gomes, e o diretor científico da SBGG-DF, Einstein Francisco Camargos, representaram a entidade em reportagens sobre o Dia Mundial da Osteoporose exibidas em veículos de comunicação de todo o País. Confira!

No Dia Mundial da Osteoporose, o foco da campanha são os homens – Jornal da Record (20/10)
Osteoporose também preocupa homens – Jornal de Brasília (18/10)
Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens – EBC Agência Brasil (20/10)
Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens – R7 Notícias (20/10)